, , ,

Testemunho de Wade Robson


Testemunho de Wade Robson em 2005. Traduzido por Daniela Ferreira e Daniela Azambuja.

 

Comentários em azul são da tradutora.

 

 

 

Vou trazer o júri. Você está preparado para chamar sua primeira testemunha?

MR. SANGER: Sim, Meritíssimo.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Tudo bem.

SR. MESEREAU: Desculpe-me, meritíssimo? Há uma moção in limine que a acusação fez sobre algumas testemunhas que pretende chamar.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Eles não parecem ser os dois primeiros.

MR. MESEREAU: Eles não são os dois primeiros.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Então eu vou tirar isso. E mandar o júri entrar .

 

9089


MR. MESEREAU: Okay. Obrigado. (Os seguintes procedimentos foram realizados em audiência pública, na presença e audição do júri :)

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Boa tarde.

JÚRI: (em uníssono) Boa tarde.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Você pode prosseguir.

O OFICIAL DE JUSTIÇA : juíz, precisamos jurar a testemunha.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Tudo bem. Por favor, levante a sua mão direita e olhe para o oficial de justiça.

WADE J. ROBSON

Depois de ter sido juramentado, testemunhou o seguinte:

O TESTEMUNHO: eu juro.

O OFICIAL DE JUSITÇA: Por favor, sente-se. Declare e soletre o seu nome para o registro.

A TESTEMUNHA: Meu nome é Wade J. Robson,

espelta W-a-d-e, J. inicial, R-O-b-s-o-n.

O OFICIAL DE JUSTIÇA: Obrigado.

SR. MESEREAU: Posso continuar, Meritíssimo?

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Você pode.


/ / 9090


EXAME DIRETO

PELO SR. MESEREAU:

Pergunta: Boa tarde, Sr. Robson.

R. Como você está ?

P: Quantos anos você tem?

R. Eu tenho 22.

P. E você poderia, por favor, dar a - por favor, um resumo de sua história de emprego.

R. Minha história de emprego. Eu comecei a dançar quando eu tinha dois anos, profissionalmente, quando eu tinha cinco anos. Na Austrália originalmente. E sme mudei para os Estados Unidos quando tinha oito anos. Tornei-me um dançarino profissional. Comecei a ter aulas de dança quando eu tinha 12 anos. Eu estava em um duo de rap quando eu tinha 11 e 12 anos. Comecei a coreografar para diferentes artistas quando eu tinha 14 anos, e, agora, estou dirigindo filme.

Q. E onde você mora no momento?

R. Eu moro em Tarzana, Califórnia.

Q. Okay. E você diz que você está dirigindo filmes?

R. Sim.

P. E você pode resumir o que você está fazendo a esse respeito?

R. O foco principal agora, eu fiz um curta-metragem que escrevi e produzi e dirigi no ano passado, e isso está fazendo todo o circuito de festivais de cinema agora. E eu tenho um contrato de três filmes com a Disney como um diretor de cinema, e estavam desenvolvendo um musical original.

 

 9091


P. Conhece o sujeito sentado na  mesa  da defesa à minha direita?

R. Sim.

p. E quem é ele?

R. É Michael Jackson.

P. Como você o conhece?

R. Eu o conheci pela primeira vez quando eu tinha cinco anos de idade. Acho que foi 87. E Michael estava em turnê, ele estava fazendo a turnê Bad. E eu  o estava imitando  como um dançarina naquele ponto. E ele estava segurando estes - foi em conexão com destino ou algo parecido
que, mantendo esta dança, como, concursos por todo lugar por onde ele viajou. Então, entrei em  um concurso de dança e acabei vencendo, fui para as finais e ganhei, em seguida, o prêmio foi  conhecer Michael. Então, eu me encontrei com ele depois de um dos seus concertos em Brisbane, Austrália. E era  assim como um tipo De sala de conhecer e cumprimentar. E nos conhecemos, e eu estava em toda a minha, você sabe, roupa  Bad  e tudo. Ele meio que ria e caçoava da minha roupa  e perguntou se eu dançava. Eu disse que sim. E ele me pediu para dançar com ele no show da próximo noite. Assim, depois - era como o fim do concerto, eu dancei no show com ele. O próximo - o outro - Eu acho que dentro do próximo par de Dias, minha mãe e eu fomos visitar ele em seu quarto de hotel, e ficamos por um par de horas. Foi em Brisbane, na Austrália. Apenas falandor sobre o que eu queria fazer. E, então,  foi  meio que assim em um primeiro momento. E, em seguida, para os próximos dois anos, nós não tivemos qualquer contato. E eu continuei perseguindo minha carreira de dança, na Austrália. E, em seguida, a empresa que eu estava, a companhia de dança, estava viajando para a América para fazer uma performance na  Disneylândia. Então fomos todos. Saiu, fiz a performance. Como eu disse, não tivemos contato com Michael nem nada. De alguma forma, a minha mãe entrou em contato com o secretário de Michael, que  nesse momento era Norma  Stokes.

 

9092

SR. ZONEN: Meritíssimo, vou objetar  a  forma narrativa da resposta.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Sustentado.

P. DE SR. MESEREAU: Depois que sua mãe entrou em contato com Norma Stakos, o que aconteceu em seguida? A. Ela falou sobre Michael - que queríamos ver se poderíamos falar novamente com ele e encontrá-lo novamente. Ela conversou com Michael. Michael se lembrou de mim, de quando eu o conheci quando eu tinha cinco anos de idade, queria me encontrar de novo. Então, eu estava lá com a minha mãe, irmã, meu pai e avós. Fomos todos nos encontrar com ele em gravar no Record One, Estúdio de Gravação. E isso foi - era 89.

 

9093

 

P. Onde é o Record One?

R. Eu não me lembro exatamente. Em algum lugar no vale, sim. Na Califórnia. Sim.

P. E o que aconteceu depois?

R. Nós nos encontramos com ele. Ele estava no meio, você sabe, Trabalhando com música e esse tipo de coisa. Ele estava fazendo uma sessão de fotos na hora no estúdio. Tiramos algumas fotos com ele. Eu e minha família toda entramos na sua ... um tipo de sala verde, e tocamos algumas fitas de vídeo de todo o material de dança que eu tinha vindo a fazer ao longo dos últimos dois anos. E, você sabe, ele estava muito animado, verificando tudo o que eu tinha feito. E, em seguida, no final do

tempo, ele convidou eu e minha família até o rancho para aquele fim de semana.


P. E você começou uma amizade com o Sr. Jackson?

R. Sim.

P.: Será que você passou muito tempo em Neverland?

R. Sim. Passei muito tempo, sim.

P. Quando você acha que foi a primeira vez em Neverland?

R. Foi logo depois daquela visita. Eu tenho quase certeza de que foi naquela noite que fomos, minha família inteira foi para o rancho. E, você sabe, nós ficamos por, eu não sei, cerca de uma semana ou algo assim.

P. E aproximadamente em que ano você acha que foi para Neverland pela primeira vez,  Sr. Robson?


9094

R. Isso foi 1989.

P. Okay. E quem foi com você  a Neverland  pela primeira vez?

R. Fui com a minha mãe, minha irmã, meu pai, e meu avô, avó. Pergunta: E quanto tempo você ficou durante essa primeira visita?

R. Eu acho que foi cerca de uma semana.

P. E depois que você passou uma semana em Neverland,o que você fez?

R. Fui para a Austrália.

P. Okay. Você viu o Sr. Jackson de novo?

R. Sim. Iriamos... Eu não me lembro exatamente as datas, mas ao longo dos próximos dois anos, minha mãe e eu iriamos sair, eu não sei, talvez duas vezes por ano, algo assim, e passar um par de semanas com Michael.

Pergunta: Será que vocês passaram a noite em Neverland?

R. Algumas delas estariamos em Neverland. Às vezes estaria no - ele tinha um apartamento, que eu acho que era em Westwood, era nele que caríamos
às vezes também.


P. Isso é sua mãe e você ficaria no apartamento em Westwood?

R. Sim. Aquela pela primeira vez, eu acho que um par de vezes, às vezes eu ia ficar sozinho. Sempre - Eu acho que - às vezes - na maioria das vezes minha mãe e eu iriamos para o rancho  juntos. Eu acho que uma vez eu fiquei  lá sozinhi,  sem minha mãe. Havia outras pessoas.

 

9095

P. E se você ficou em contato com o Sr. Jackson durante esses anos?

R. Sim.

P. E como você se comunica com o Sr. Jackson?

R. Quando ligamos lá, você sabe, conversamos no telefone ou  enviamos faxes um para o outro. Pergunta: Em algum momento você se mudou para os Estados Unidos de forma permanente?

R. Sim. Nós nos mudamos em setembro de 1991. Minha mãe e irmã e eu.
Pergunta: Você já vive aqui desde então?


R. Sim.

Pergunta: Você mora em Los Angeles ?

R. Sim.

P. Agora, sua nome mães é?

R. Joy Robson.

Pergunta: E quanto a sua irmã?

R. Chantel Robson.

P. Okay. Quantas vezes você acha que você ficado em Neverland?

R. Ahn, isso tem que estar na casa dos vinte ou algo assim. Vinte e poucas vezes.

P: E você ficou lá por diferentes períodos de tempo?

 

9096


R. Sim. Na maioria das vezes, era geralmente como um fim de semana, você sabe. Sexta-feira, sábado, domingo.

P. Qual é a maior quantidade de tempo, você pensa, que você já ficou em Neverland?

R. Você sabe, eu diria que de uma semana para uma semana e meia.

Pergunta: Você considera Michael Jackson seu amigo?

R. Sim.

P. Você o consider um amigo próximo?

R. Sim.

P. Você está ciente das alegações neste caso, não é?

R. Sim.

P. E você está ciente, como você está sentado aqui hoje, que há acusações de que o Sr. Jackson molestou você?

R. Sim.

P. Sr. Robson, Michael Jackson  molestou você em qualquer momento?

R. Absolutamente não.

P. Sr. Robson, Michael Jackson aguma vez tocou você de uma forma sexual?

R. Não, não.

P. Sr. Robson, tem o Sr. Jackson alguma vez inadequadamente tocou qualquer parte de seu corpo em qualquer tempo?

R. Não.

P. Quando visitou pela primeira vez Neverland – e acho que você disse que foi cerca de uma semana que você e sua mãe ficaram lá?



9097

R. Sim.

P. Onde ficaram?

R. Eu fiquei no quarto Michael.

P. E você poderia, por favor, descreva o espaço para o júri?

R. Quando você entra, há - há cama, como o tipo de leito principal, na diagonal para a esquerda. Pisos de madeira. Há um segundo andar que você vai e volta para a direita e para cima, que também tem outra cama. Há um banheiro para a esquerda. Há  banheiros em ambos os lados da cama principal no primeiro chão.

P: E você ficou no quarto  do Sr Jacksons?

R. Sim.

P. A primeira vez que você esteve lá?

R. Sim.

P. Para o seu conhecimento, sua mãe alguma vez ficou no quarto do senhor Jacksons ?

R. No quarto? Não.

P. E a sua irmã?

R. Sim.

P. E você se lembra quando  sua irmã ficou no quarto?

R. Naquela primeira viagem, a primeira vez que fomos para Neverland.

P. Okay. O que você se lembra de fazer em Neverland durante essa primeira visita, quando você gastou aproximadamente uma semana?

 

9098


R. Bem, naquele momento, ele não tinha muitos os brinquedos. Gostaríamos de assistir a filmes no cinema. Você sabe,  jogaríamos videogames. Andar pelo rancho em carrinhos de golfe, olhar para os animais. Esses tipoS de coisas.

P. O Sr. Jackson já o ajudou com sua carreira?

R. Sim.

P. O que ele fez?

R. Quando me mudei para cá, quando eu tinha nove, ele me colocou em um par dos vídeos musicais dele.
Eu estava no vídeo Jam, Black or White  e Heal the World. E isso meio que me ajudou a conseguir um agente  de dança, agência de dança, e - e, sim. E então a próxima coisa, quando eu disse que eu estava em dupla de rap, quando eu tinha 11 e 12 anos, isso era com o selo de  Michael Jacksons sob a Sony.

Pergunta: Você se lembra a segunda vez  que visitou Neverland?

R. Não, eu não.

Pergunta: Você se lembra de fica o quarto do Sr Jacksons  em outras ocasiões?

R. Sim.

P. E normalmente quando ficava no quarto do Sr. Jacksons , o que você faria?

 

 9099


P. O que faríamos tanto quanto apenas -

P. Claro. Nada.

R. Sim. Nós assistiríamos... alguma  coisa. Veríamos  filmes, jogaríamos videogames, você sabe, teríamos uma Guerra de Travesseiros de vez em quando. Conversaríamso.

P. Quantas vezes você acha que ficou no

quarto do Sr. Jackson em Neverland?

R. A mesma quantidade de vezes que estive lá. Bem, não, isso não é verdade, eu sinto muito. Eu estive lá  um monte de vezes, sem Michael, apenas com outros amigos e familiares viajando para lá. Mas, eu não sei, talvez de 15 a 20.

P. E em nenhum momento qualquer contato sexual  ocorreu entre você e o Sr. Jackson, certo?

R. Nunca.

Pergunta: Você já tomou um banho com o Sr. Jackson?

R. Não.

Pergunta: Você já foi nadar com o Sr. Jackson?

R. Sim.

P: E, por favor, explique o que você quer dizer.

R. Uma vez com a minha irmã e eu, minha irmã e eu e Michael, fomos no jacuzzi em Neverland Ranch.

P. E você sabe aproximadamente quando foi isso?

R. Eu não. Eu não posso dizer com certeza. Eu tenho um sentindo que era dentro dessa primeira viagem em 89 quando eu fui lá.

 

9100

Pergunta: Você se lembra o que o Sr. Jackson estava usando na Jacuzzi?

R. Da minha lembrança, ele estava vestindo bermuda. Você sabe, como calções de banho. E era isso.

P. Alguma coisa inadequada acontecer naquela Jacuzzi?

R. Não.

P. Alguma coisa inadequada aconteceu em qualquer chuveiro com você e com o Sr. Jackson?

R. Não. Nunca estive em um chuveiro com ele.

Pergunta: Será que você começou a conhecer qualquer um dos funcionários em Neverland quando você estava lá?

R. Eu não diria conhecer. Você sabe, eu sabia deles e sabia uns dos nomes, mas  nunca foi além disso.

Pergunta: Você se lembra de alguém chamado Blanca Francia?

R. Sim, eu me lembro do nome dela. E eu me lembro da presença dela. Eu não posso me lembrar de como era. Eu não consigo lembrar como ela é, ou qualquer coisa assim.

P. Você sabe se Blanca Francia

já esteve em um quarto quando você estava com o Sr. Jackson?

P. Não que eu me lembre.

R. Okay. Você já encontrou alguém chamado Ralph Chacon?

R. Não.

P. E Kassim Abdool?

 

9101


R. Não.

Pergunta: Você se lembra de alguém chamado Adrian McManus?

R. Não.

Pergunta: Será que você teve muita interação com o pessoal de segurança quando você estava visitando e ficou em Neverland?

R. Não. A única interação seria , eu não sei, se - se eles estavam tentando - se estivéssemos fora, você sabe, assistindo a um filme ou algo parecido que, eles viriam nos dizer que o jantar estava pronto ou algo parecido.
Nos anos mais tarde, quando eu ia lá  apenas visitar com minha família e esse tipo de coisa, às vezes, tínhamos lutas de balões de água e tínhamos os
seguranças envolvidos. Mas além disso, não. Pergunta: Será que você se deparou com qualquer pessoa chamada Sra. Chandler quando você estava em Neverland?

R. Sim.

P. E quando você acha que isso foi?

R. Eu acho que eu tinha uns 13 anos. Mas eu não posso identificá-la mais - nada mais definitivo do que isso. Em torno desse tempo.

Pergunta: Você se lembra de alguma vez ter visto alguém em Neverland falar com a Sra. Chandler?


R. Perdão? Pode repetir isso?

Pergunta: Você já viu a Sra. Chandler falando com qualquer pessoa em Neverland?

R. Sim, quero dizer, talvez chefs ou - você sabe, ou empregadas domésticas ou algo parecido.

 

9102

Pergunta: O que você lembra a Sra. Chandler fazendo algo em Neverland?

R. Eu acho que vi a principalmente  se sentar para jantar ou algo assim. Isso é a única vez que a vi.

Pergunta: Você já viu o pessoal dela Em Neverland?

R. Sim, bem -

SR. ZONEN: Vou obejtar como conduzindo.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Sustantada.

P. DE SR. MESEREAU: Quando você viu a Sra. Chandler conversando com essas pessoas em Neverland, o que você se  lembra de ela estar fazendo?

SR. ZONEN: Objetarei como irrelevante e vago.

SR. MESEREAU: Há testemunho por ela, Meritíssimo, sobre o que viu.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Vou permitir a pergunta. Você pode responder. Você quer que leia?

A TESTEMUNHA: Sim, por favor.

(Registro lido.)

A TESTEMUNHA: Eu me lembro dela, você sabe, encomendar comida, esse tipo de coisa, de empregadas domésticas ou chefs, ou qualquer coisa. E, você sabe, o tipo de coisa que eu notei foi ela sempre foi uma espécie de - você sabe, ela teria um tipo de atitude como se o lugar fosse dela, você sabe. Dar ordens às pessoas em volta um pouco. E, você sabe, eu acho que eu percebi isso porque minha mãe, quando fomos lá, ela sempre fez isso muito claro, que se tratava da casa de Michael Jackson . Essa era acasa de alguém e –


9103



MR. ZONEN: Vou obejtar essa resposta como sem resposta para a pergunta e narrativa.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Tudo bem. A última frase está atacada.



P. DE SR. MESEREAU: Sr. Robson, alguém disse-lhe o que dizer neste tribunal hoje?

R. Não.

P. É tudo que você já disse é a completa e

pura verdade?

R. Sim.

P. O Sr. Jackson nunca fazer nada de errado com você?

R. Não.

SR. MESEREAU: Sem mais perguntas.




0 comentários »

Sesini duyur!